(Rio de Janeiro) Relato preliminar do I Fórum Geral Anarquista no Rio de Janeiro

Capaface_chamada1

O I FÓRUM GERAL ANARQUISTA foi realizado no Rio de Janeiro, na sede do SINDIPETRO, promovido pela Liga Anarquista no Rio de Janeiro e com o apoio do Instituto de Estudos Libertários (IEL) e do Núcleo Pró-Federação Libertária de Educação (EL). O Fórum funcionou como um espaço de encontro, conversas, análises, discussões, registros, trocas, sugestões, celebrações. O evento contou com dois momentos distintos.

Inicialmente, a pauta pré-definida do FEDERALISMO ANARQUISTA, de convergência e atenção comum, foi pensada e debatida por todos na Conferência de Abertura, cuja apresentação ocorreu por meio de uma mesa com conferencistas do coletivo organizador, de apoiadores e convidados e convidadas da Federação Libertária Argentina (FLA) e do Movimento AnarcoPunk de São Paulo (MAP-SP), exibindo seus estudos/experiências e com o público realizando considerações e questões logo em seguida.

Nos outros dias, em formato misto, as Rodas de Conversas foram constituídas por duas pessoas responsáveis pela relatoria e equilíbrio entre tempo/audição enquanto todos e todas as integrantes de cada Roda abordaram macrotemas pré-definidos (Conjuntura Nacional e Internacional; Gêneros, Sexualidades e Anarquismo; Anarquismo nas regiões brasileiras e na América). A estrutura horizontal teve também os Grupos de Discussão propostos pelos indivíduos e coletivos participantes (Pedagogia Libertária; Privacidade, Web/celular; Assembleias Populares horizontais no Rio de Janeiro; Comunicação comunitária/Resistência favelada). Em cada Grupo, um ou uma das proponentes fez o relato do que foi discutido. No último dia foram apresentadas as relatorias das rodas de conversa e dos grupos de discussão para a elaboração de cartas sugeridas. Em breve a Liga Anarquista postará em seu blog as cartas redigidas ou as teses apresentadas nas discussões para melhor elaboração futura.

Durante o evento foi lançado o livro Anarquismo é Movimento – Anarquismo, Neoanarquismo e pós-anarquismo, de Tomás Ibáñez, seguido de bate-papo com Sérgio Norte, tradutor do livro do espanhol para o português. Ao término do fórum, realizou-se a Feira da Autogestão no espaço aberto existente entre as ruas Luís de Camões e do Teatro. Esse espaço destinado à apresentação de iniciativas autogestionárias e à troca de experiências entre seus idealizadores foi o palco da confraternização entre o/as diverso/as participantes do fórum com os indivíduos/coletivos que produzem material (alimentos e bebidas, conteúdo gráfico, editoras, bazares, feiras agrícolas/orgânicas, etc), ou que incentivam/defendem/pensam a autogestão pelo viés libertário.

Consideramos que o objetivo mais importante do Fórum tenha sido alcançado: o de promover o encontro de anarquistas no Brasil que possuem inclinação federalista; trocar experiências e conhecer estudos realizados por companheiros país adentro; equalizar entendimentos; acordar e realizar ações pontuais, locais e/ou gerais; pautar as questões de gênero e sexualidade no campo anarquista; analisar e discutir a conjuntura social, econômica e política brasileira e mundial (crise econômica, terrorismo de estado, perseguição política, arrocho dos/as trabalhadores, criminalização política e jurídica da pobreza, crise da água, segurança/auto sustentabilidade alimentar e energética, especulação imobiliária, manutenção dos latifúndios rurais, autogestão e descentralização das mídias, movimentos sociais, movimentos populares, sindicalismo, centros de cultura social); conhecer e conversar sobre o federalismo anarquista e elaborar passos efetivos para criação de uma federação ou federações regionais anarquistas.


Algumas imagens do I Fórum Geral Anarquista

forum forum2 forum4 forum5 forum6forum7 forum8Agradecemos a Liga Anarquista no Rio de Janeiro pelo relato, originalmente publicado aqui

A Rede de Informações Anarquistas teve o prazer de cobrir o evento

De baixo para cima, R.I.A. você também