Quem Somos

A Rede de Informações Anarquistas (R.I.A ou RedeInfoA) é uma organização anarquista dedicada à comunicação e disseminação de informação livre e autônoma, ou seja, não somos midiativistas e ou jornalistas, somos anarquistas da informação, atuantes junto às lutas sociais e populares que tenham como princípios a ação direta, apoio mútuo e a autogestão.

Surgida a partir de anseios aflorados no cerne das Revoltas de Junho de 2013, a RIA é uma resposta à demandas por uma mídia libertária, uma ferramenta de amplificação da voz do oprimido, descentralização da informação e construção de um midiativismo/midialivrismo não personalista. Entendemos que somos apenas uma ferramenta que auxilia as camadas mais oprimidas do povo em seu direito ao protagonismo das informações disseminadas. Assim temos como um dos principais objetivos contribuir criticamente para a construção de sociedade livre e de autogestão social, na qual reconhecemos o crucial papel que a livre troca de informações possuirá

Finalmente, temos como grande meta a construção de uma grande rede autônoma e autogestionada de informações, da qual a RIA é apenas uma entre vários coletivos, rede essa que visará combater a alienação informativa e a apropriação da comunicação pelo capital, criando novos espaços virtuais e físicos de comunicação, com o propósito de atualizar e superar as atuais formas através das quais nós trocamos informações e interagimos globalmente.

Apesar de nos declararmos como especificamente anarquistas, estamos atentas e atentos a qualquer articulação e mobilização social que respeite alguns dos princípios centrais do anarquismo em especial os de autogestão, apoio mútuo, ação direta, anticapitalismo, antiopressões e federalismo) dado que, como acreditamos, o movimento anarquista nada inventou”, a não ser potencializou lutas que já se encontravam emergentes e consolidadas na classe trabalhadora e operária, classe essa que, em diversos momentos no decorrer da história, se organizou de forma autônoma para combater o autoritarismo opressor do estado capitalista, sem ismos nem direções centralizadoras.

Seguimos tal ideal ao nos colocarmos a disposição de todos os sujeitos oprimidos e oprimidas, nos afirmando assim como uma organização/coletivo ativo e instrumento de luta contra as grandes corporações que mercantilizam a comunicação e veiculam informações distorcidas ou fabricadas. Estamos aqui para contribuir, criar, construir a descentralização dos meios de comunicação e informação, através da afirmação de que a mídia é VOCÊ MESMO QUEM FAZ! Somos, antes de tudo, uma rede, um vírus a se espalhar sociedade afora sem possuir um núcleo ou uma direção verticalizada.

Todas e todos nós são R.I.A! Somos a comunicação, o ativismo, as informações. Somos a pedra, somos o fogo. Trabalhamos da circunferência para o centro, ombro a ombro com as pessoas invisibilizadas, silenciadas, todas aquelas cuja escuta é criminosamente negada. Estamos aqui e ali. Estamos em toda parte e em lugar nenhum. Somos vocês e vocês somos nós. Lutaremos com base no apoio mútuo para fazer ver, falar e valer a justiça social, para que assim possamos ajudar a construir uma sociedade libertária de fato.

Debaixo pra cima, RIA você também!

Liberdade para Rafael Braga Vieira
R.I.A
“Que as chamas da insurreição iluminem o caminho para a liberdade!”