Manifesto

Por que existimos?

Sabe… Já nos questionamos isso diversas vezes. Muitas pessoas vêm nos perguntar sobre nossos objetivos, perguntam sobre nossas motivações. Agradecem também pelo trabalho feito e até mesmo o fato de, muitas vezes, postarmos uma zueira na página. Em Fevereiro de 2016, nós havíamos publicado um agradecimento pelas 30 mil curtidas e aproveitamos para falar, naquela ocasião, um pouco de como surgimos (QUEM SOMOS). Gostaríamos de, a partir daquele relato, continuar respondendo à algumas questões que podem ajudar a pensarmos a pergunta provocativa de nosso título. Não podemos esquecer, claro, que nós também não temos muitas das respostas e as mesmas vem com o tempo do processo, das nossas experiências na rua e na rede, na convivência e apoio mútuo entre os integrantes da R.I.A, colaboradoras e colaboradores, e nos infinitos laços que ao longo dessa jornada vamos construindo.

Primeiramente, liberdade para Rafael Braga! A Rede de Informações Anarquistas realiza seu trabalho de formiguinha” desde Maio de 2014. Como já falamos em outras oportunidades, não imaginávamos que este pequeno espaço na internet ganharia tanta adesão e colaboração. Todos os dias recebemos mensagens das mais variadas, boa parte delas de pessoas que constroem a R.I.A e transformam ela no que ela é: uma rede descentralizada de informações. Muitos de vocês(muitos mesmo) se identificaram e continuam  se identificando com a anarquia e as diversas formas de anarquismo que propagamos em nossa página. Não é à toa que também recebemos muitos pedidos sobre material para estudo e ajuda para divulgar iniciativas libertárias por todo o país. Agradecemos a confiança de vocês e pedimos desculpas se demoramos em responder os mais variados pedidos, assim como vocês nós temos trabalho, família, problemas pessoais, etc., ou seja, nós somos exatamente o que vocês são com todos os poréns e devaneios, tristezas e felicidades. Estamos nos organizando para melhorar a comunicação entre todas e todos nós!

A criação da Rede de Informações Anarquistas sempre teve um objetivo geral: descentralizar a informação. A organização por trás dos memes e das notícias concorda que, no período histórico e tecnológico que vivemos, informação é poder e descentralizá-la para promover a luta dos povos oprimidos é empoderar a narrativa desses mesmos povos. O empoderamento” aqui em questão passa longe do conceito pós-moderno largamente utilizado pela ex-querda partidária: nosso discurso aborda a possibilidade das vozes oprimidas de terem poder e autonomia para expressarem-se. Dessa forma, a R.I.A é, antes de tudo, um projeto de empoderamento através da informação.

Ao longo dos anos de nossa existência no meio virtual e fora dele, estivemos em constante movimento e transformação. A ideia de um grupo que pegava informações não privilegiadas pela grande mídia e jogava em uma página no Facebook com doses variadas de sarcasmo) evoluiu para uma organização que estimula a autonomia na produção das informações, dá atenção para essa informação produzida ou pelas informações replicadas por mídias de grande porte (com a devida contra-informação) e trabalha na direção de uma comunidade virtual autoativada, que age como mídia e produz, ela mesma, as críticas necessárias.

Nesse sentido, contribuímos para a liberação do acesso ao conhecimento em uma realidade onde essa liberdade” é compreendida como mercadoria e toda a dinâmica social gira em torno da informação. Em relação à tradições já existentes no Brasil antes de 2013/14, a R.I.A rompeu com dos maiores fatores que atrasavam a difusão dos princípios anarquistas/libertários pela utilização de mídias sociais: o academicismo, o purismo e o linguajar militante tradicional  nas comunicações e estéticas anarquista/libertária. Isso é louvável e precisa sempre ser comemorado, pois vocês, queridas leitoras/leitores e colaboradores da Rede, junto ao nosso trabalho contínuo, conseguiram subverter uma rede social comercial para finalidades totalmente opostas.

Então… Agora podemos responder àquela pergunta! Existimos porque VOCÊS, leitoras e colaboradoras, almejam uma realidade onde a informação seja, de fato, livre. A R.I.A é  uma organização anarquista preocupada com a liberdade da informação, mas nós apenas utilizamos as ferramentas convencionais para criar a plataforma de comunicação. São VOCÊS que nos leem todos os dias e colaboram com suas observações que transformam a visão de um pequeno grupo bem intencionado numa Rede cada vez mais ampla e rica em diversidade e informação. Não se enganem quanto a isso: quando vocês  leem a R.I.A, vocês leem a si mesmos!

Se hoje podemos dizer que a organização R.I.A tem princípios, é porque  todos os pontos que constroem a Rede ajudaram a legitimar estes mesmos princípios em suas práticas e leituras. Lutamos por uma sociedade onde a autogestão do conhecimento, o trabalho igualitário e o amor mútuo sejam o objetivo, ou seja, que a liberdade atrelada a do outro eleve ainda mais essa mesma liberdade. Acreditamos e trabalhamos na direção de uma humanidade realmente  humana! Diante da realidade já caótica em que Estados e Capital se tornaram um ente único, cuja função é, através da violência, controlar o desejo humano por liberdade e usar os corpos controlados para manter a máquina produtiva em função de pequenos grupos de poder, nós, junto ao vocês, oferecemos ao mundo uma visão diferente!

Acreditamos  na organização econômica federalista e autogestionada, acreditamos nas muitas formas de apoio mútuo entre diferentes etnias, grupos sociais e culturais como um todo. Propomos uma realidade possível, onde o acesso às informações sobre o mundo que nos cerca possa construir um processo educativo voltado à liberdade, à autonomia e ao respeito ao ambiente terrestre que vivemos. Não somos liberais, não acreditamos em qualquer forma de mercado ou de exploração do homem pelo homem como prerrogativa para  alcançar a liberdade! Não somos estadistas, pois não acreditamos em  nenhuma entidade abstrata que opere opressões para manter aquilo que convencionou-se chamar “governo”.

Nossas crenças não são utopias, mas sim fruto de reflexões sobre o necessário para criarmos um ambiente igualitário e libertário. Nossos desejos não são impossíveis, pois agora, neste instante, em nossas próprias mentes e corações eles já são possíveis e reais! Para tanto, colaboramos e ajudamos a construir toda e qualquer forma de luta e método que se  identifique com nossos princípios mais básicos. Respeitamos a  diversidade tática e não acreditamos em uma única forma de construção revolucionária.

Somos porque vocês são!
Conta com a gente. Ria você também!

Liberdade para Rafael Braga Vieira
R.I.A
“Que as chamas da insurreição iluminem o caminho para a liberdade!”