(Rio de Janeiro) Relato do Sarau da Escola de Rua realizado no dia 6 de junho

Rio de Janeiro, 6 de junho de 2015, data da realização do Sarau da Escola de Rua, cuja missão é o ensino, de caráter libertário, a moradores e moradoras de rua da cidade. O sarau foi realizado na Rua Luis de Camões no Centro do Rio, atrás do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e ao lado do Teatro João Caetano. Um local marcado pela violência de infratores que tanto amedrontam as ruas da cidade.

escoladeruaAtravés de uma intervenção artística foi lembrado o primeiro encontro da Escola de Rua, que completou um ano no último dia 29 de Abril de 2015. Onde não há educação a violência predomina e é por isso que a Escola de Rua atua em regiões de alto índice de periculosidade social, mediando, através da esducação e da cultura, as relações de afeto e inclusão.

No Sarau muitas coisas foram diferentes do planejado, porém as surpresas foram incríveis. Entre poemas libertários, oficina de grafite, oficinas de trabalhos manuais – uma delas ministrada por um morador de rua que produz baterias com latinhas de alumínio – e muita música – uma brilhante dupla libertária e um grupo mexicano que toca nas ruas do Rio e no metrô, tendo um de seus integrantes um ex-morador de rua e ex-vendedor da revista Ocas, pudemos ouvir palavras de protestos intervencionistas e palavras de incentivo e carinho.

Houve também brincadeiras com as crianças e muitos voluntários e voluntárias queridas estiveram presentes. Que venham muitos outros saraus, que possamos vencer o medo e intervir através do amor plantando calor humano. Apesar da tensão de todos e todas, podemos dizer que o afeto venceu a desconfiança. Obrigado a companheiros e companheiras que contribuíram de alguma forma e terça-feira que vem tem aula no Largo de São Francisco!

sarau7


Mais imagens do Sarau

sarau sarau3 sarau4 sarau5A Rede de Informações Anarquistas agradece a Escola de Rua pelo registro textual e imagético e oferece todo apoio e solidariedade ao projeto