Ato/Debate contra a criminalização dos Movimentos Sindical e Social no Rio de Janeiro

Ato/Debate contra a criminalização dos Movimentos Sindical e Social.
Ato/Debate contra a criminalização dos Movimentos Sindical e Social.

O ato-debate realizado na noite do dia 21 de outubro de 2014 no auditório do Sindicato dos Petroleiros no Rio de Janeiro contou com os seguintes sindicatos: Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação – SEPE, Sindicato dos Jornalistas, Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II – SINDSCOPE, Sindicato dos Petroleiros – SINDIPETRO, Sindicato dos Servidores Previdenciários SINDSPREV e mais OAB/Direitos Humanos.

Sindicatos combativos com história de lutas no Rio de Janeiro reunidos para debater sobre a criminalização do Movimento Sindical e Social em pleno 2014. Os relatos apresentados nessa noite foram no sentido de que o problema da criminalização dos movimentos sindicais tinham um denominador comum que é a sua atuação e apoio aos Movimentos sociais e populares nas Jornadas de Junho, Movimentos de base em favelas, comunidades e etc.

Advogado da OAB fez um balanço geral na visão jurídica sobre o processo de criminalização dos movimentos sindicais e sociais.

Delegado do Sindicato dos Jornalistas falou sobre como o Estado criminaliza o sindicato e a atuação dos profissionais, as suas condições de trabalho e impedimentos de exercer seu trabalho de forma democrática pautado no seu código de ética.

Delegado do SEPE falou sobre as duas últimas greves onde lutavam pelo plano de carreira, greve onde Estado e Município estavam juntos. Durante a greve foi votado de portas fechadas na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro em meio de bombas do lado de fora o Plano de Carreira que em nada contemplava a categoria.

Delegado do SINDSPREV manifestou-se da criminalização da pobreza, do genocídio da população negra e pobre das favelas.

Delegado do SINDSCOPE falando do processo do ministério que os associa com black blocks e anarquistas criminalizando ambos os movimentos e o sindicato, que agora está sendo retirado pela Reitoria das instalações do colégio e terá de conseguir nova sede.

O SINDIPETRO levantou a fala sobre as formas de repressão do estado; Repressão direta (na porrada) e a repressão simbólica (midiática), também relataram e reafirmaram que a solidariedade dos sindicatos aos Movimentos Sociais faz com que o Estado criminalize a sua luta.

 Ato/Debate contra a criminalização dos Movimentos Sindical e Social - Rio de Janeiro

Ato/Debate contra a criminalização dos Movimentos Sindical e Social – Rio de Janeiro