Símbolos anarquistas: Significado e origem do A na Bola ⓐ

Anarquismo, como um movimento de libertação, filosofia de vida e ideologia política, tem vários símbolos que historicamente representadas ou, pelo menos, têm sido empregados por grupos e organizações que simpatizavam com seus ideais ou implementaram suas propostas revolucionárias. Sem dúvida, o símbolo apresentado abaixo de nós é o mais popular do movimento anarquista. É o mais utilizado entre os seus membros e simpatizantes, e por sua vez, o mais reconhecido pelo resto da população mundial.

A circular é composta por uma letra maiúscula cercado por um círculo, que simboliza o princípio da unidade, representando um saldo da ordem natural das pessoas sem qualquer tipo de centralização. Na ausência de uma concentração de potência, a ordem natural flui por si só; em cada grupo individual e social. Por outro lado, o círculo implica uma determinação concreta para os fatos. De um ponto de vista teórico, o Ⓐ pode ser interpretada como simbolizando a máxima de Pierre-Joseph Proudhon, “A anarquia é ordem” onde A simboliza a anarquia círculo e O da ordem.

O fato de que este símbolo é o mesmo em diferentes culturas e idiomas, fornece-lhe muito facilmente reconhecido em todo o sistema internacional. Por sua vez, e, logicamente, pode detectar a presença de anarquistas em qualquer região do mundo. Finalmente, deve ser clarificado que o A circulado é frequentemente utilizado por grupos próximos à ideologia anárquica apesar de suas interpretações ideológicas e especificidades podem variar.

Origem símbolo

Tal como acontece com a maioria dos símbolos históricos, a origem de Ⓐ (no seu sentido anárquico) também tem versões diferentes.

O Ⓐ do Conselho Federal de Espanha – AIT
O Ⓐ do Conselho Federal de Espanha – AIT

 O uso mais antigo do A circulado datas de 1868, quando o maçom Giuseppe Fanelli estabeleceu um como um símbolo do Conselho Federal de Espanha da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT – Primeira Internacional), apesar de que o A é muito diferente da que agora é considerado como típico do movimento anarquista. Na verdade, é um pouco o “nível em um círculo” e também pode exibir um fio de prumo, ferramenta típica da Maçonaria, e um símbolo de retidão de conduta.

O segundo registro mais velho também está presente na Espanha, onde a revista “Luta do Estado”, disse que um miliciano anarquista usou o símbolo em seu capacete durante a Guerra Civil Espanhola na década de 1930. Da mesma forma, é improvável que este miliciano foi o criador ou a primeira pessoa a usar a escrita ⓐ porque a situação é in comprovada.

O Ⓐ do Anarquismo
O Ⓐ do Anarquismo

A versão mais difundida é de que o símbolo nasceu e adquiriu adquiriu seu verdadeiro sentido fortemente nos anos antes do maio francês. Esta versão sustenta que foi o grupo anarquista francês Jeunesse Libertaire que criou o símbolo em 1964, enquanto o companheiro Aliança Francesa Ouvrière Anarchiste (AOA) adotou como emblema oficial em 25 de novembro de 1965. Conforme expresso Jeaunesse Libertaire em um boletim do tempo, o principal objetivo da criação de um símbolo simples e distintivo como ⓐ, era unir o conjunto de anarquistas que impedem a distinção de tendências a divisão ainda mais do que já eram. Desta forma, argumentou:

“Várias razões nos levaram a isso: os escritos torna-se mais acessíveis, garantir mais eficacia nos murais e escritos nas paredes das ruas; e, acima de tudo, ele sugere uma presença mais ampla do movimento anarquista na órbita de muitas pessoas, além de que permite a um personagem comum a todas as formas de anarquismo. Em segundo lugar, é a utilização de um meio prático de que, por um lado, é para trazer no menor tempo possível fazê-lo como um símbolo moral, e, por outro, permite uma fácil identificação de todos os companheiros anarquistas. (…) Nós usamos o A é a primeira letra do alfabeto de todas as línguas e todos os tempos. Em suma: facilita a conexão mental automática e, assim, ajuda a nossa propaganda.

Embora seja a versão mais difundida, é praticamente impossível que os jovens franceses têm dado origem à Ⓐ, uma vez que há fortes evidências de seu uso por organizações de natureza anarquista, há décadas, e mesmo até um século atrás.

Em 1966, um jovem anarquista italiano que se encontrava no núcleo orgânico no círculo Sacco e Vanzetti começou a usar publicamente o Ⓐ exportados a partir de França. Dois anos mais tarde, em 1968, o símbolo já fazia parte da rotina das pinturas das paredes e as ruas da cidade de Milão tempos mais tarde, transcendem as fronteiras.

A última versão, totalmente descartada pela maioria dos anarquistas hoje e de ontem, da possibilidade de que o Ⓐ surgiu com o movimento ANARCOPUNK no final de 1970, no entanto, é verdade que são os anarco-punks os maiores difusores do símbolo. e hoje A circulado ilustra muitas paredes, murais, cortinas lojas e ruas, graças à ação do movimento ANARCOPUNK.

17
Rede de Informações Anarquistas – R.I.A