(Portugal) Encontro Libertário Évora | Maio de 2016

publicac3a7c3a3o2

Um grupo de libertários reunidos em torno do Portal Anarquista considerou ser importante realizar um Encontro Libertário em Évora, no decorrer do ano de 2016, para debater questões comuns e analisar a possibilidade do estabelecimento de pontes e acções conjuntas entre os diversos colectivos e indivíduos que se movimentam na região portuguesa.

Gostaríamos que este encontro fosse o mais alargado possível e que merecesse o interesse e o entusiasmo dos diversos colectivos e indivíduos que se reclamam do espaço libertário e do anarquismo. Contamos convosco para a definição da agenda do Encontro que se vai realizar em Évora durante o mês de Maio e para o qual todos estão convidados e desafiados a contribuírem, desde já, com opiniões quer sobre a agenda, quer sobre o modo
de funcionamento do Encontro.

Gostaríamos de saber também, antecipadamente, da vontade de cada um dos grupos ou indivíduos em participarem e se querem apresentar comunicações e sobre que temáticas.

Ao nível local vamos ter uma reunião esta semana para definir algumas questões ainda em aberto, mas, para já, julgamos que o encontro poderá decorrer com sessões dedicadas a vários temas importantes na actualidade e determinantes para o movimento libertário.

Cada um destes temas seria introduzido por um companheiro, especialmente convidado para o efeito, e depois seria debatido por todos, havendo no final a elaboração de um conjunto de conclusões sobre o tema em questão e em resultado do debate havido.

Gostaríamos por isso de ouvir a vossa opinião sobre os temas em debate e também sugestão de nomes para a introdução inicial de cada um dos temas. Duma forma muito provisória, e pela contribuição já de alguns companheiros, elencámos alguns temas, como:

#Formas de resistência e organização do movimento anarquista hoje (em Portugal)

#A situação económica e social do país e da europa

#O anarquismo hoje na Península Ibérica e a nível europeu

#A dupla destruição da memória anarquista em Portugal

#A educação libertária

#Anarcosindicalismo e instrumentos de luta: acção directa, autogestão, apoio mútuo

# Municipalismo Libertário

# Utopias rurais – espaço rural como possibilidade de concretização política

# Decrescimento, ecologia e anarquismo

# A necessidade de informação libertária e de criação de espaços anarquistas

 À parte destes temas, em debate aberto e com diferentes abordagens, achamos que é necessária a existência de um período de conversa entre todos que possibilite alguma reflexão e acerto de posições sobre:

# Possibilidade de coordenar campanhas e iniciativas em comum;

# Criação de um instrumento de ligação entre as diversas
organizações/espaços/ indivíduos anarquistas em Portugal;

# Marcação de um novo encontro.

Estamos a tentar encontrar um espaço único onde possam decorrer os debates e possam ser também confeccionadas as refeições, bem como a existência de espaços culturais e de intervenção artística, funcionando o encontro de forma assembleária, com definição diária das necessidades a cumprir e a organizar.

Para alojamento existem várias possibilidades (conforme as disponibilidades económicas) que vão desde o Parque de Campismo a alguns espaços comunitários (camaratas) e hostéis, que serão indicados mais próximo do Encontro. Estamos também a fazer esforços para que estejam presentes companheiros do Estado Espanhol que nos possam trazer as suas experiências e abordagens.

Mas, sobretudo, esperamos para já o vosso feedback e as vossas sugestões de forma a que este Encontro possa decorrer da melhor forma possível e contribuir para um salto qualitativo e quantitativo na capacidade de intervenção e de mobilização do anarquismo em Portugal.

Pedimos também que divulguem o Encontro junto dos vossos contactos e, no caso de organizações, dos vossos militantes e simpatizantes.

Saudações libertárias

Pela Comissão Organizadora

Encontro Libertário Évora 2016

colectivolibertarioevora@gmail.com