(Rio de Janeiro) Manifesto de Criação da Frente Anticapacitista de Esquerda, F.A.E.

frente anticapacitista de esquerda

“Nós somos a F.A.E (Frente Anticapacitista de Esquerda). Somos um coletivo auto-organizado destinado a discutir e combater o Capacitismo e a Psicofobia, coletivo este fundado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Historicamente, dentro do debate de opressões, a luta anticapacitista sempre foi esquecida, sendo desconhecida por muitos e menosprezada por tantos outros. O que não toleraremos mais em nossa Universidade e nosso cotidiano.

O Capacitismo é o preconceito/intolerância materializado em agressões físicas, verbais ou psicológicas contra pessoas com alguma deficiência física/psicológica/mental reproduzido por indivíduos que se enquadram nos “padrões de normalidade imposto pela sociedade”.

Devendo ser desconstruídos inclusive, os sentimentos de caridade ou pena em relação a pessoas com deficiência, deixando claro que antes de tudo somos Seres humanos, não sendo superiores ou inferiores a ninguém devido às particularidades de cada um.

Lutamos por uma Universidade verdadeiramente acessível em todos as áreas, e a todos os indivíduos que constroem esse ambiente de forma plural. Lutamos para que a Esquerda dê o espaço necessário a esse debate tão importante contra o Capacitismo, a medicalizaçao da vida e a psicofobia.”

No dia 28 de setembro de 2015, a F.A.E. realizou uma intervenção anticapacitista no hall do nono andar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Abaixo, segue algumas fotos de cartazes colados contendo frases que precisamos todxs refletir sobre.

intervenção anticapacitista FAE

anticapacitismo anticapacitismo2 anticapacitismo3 anticapacitismo4 anticapacitismo7 anticapacitismo8 anticapacitismo10 anticapacitismo11 anticapacitismo14 anticapacitismo16 anticapacitismo17