O Memorial Anarquista da Colônia Cecília de Palmeira, na localidade de Santa Bárbara (PR), será inaugurado nesta quinta-feira, 31 de março, pela Prefeitura de Palmeira. Visto de cima, o local tem formato de um “A” símbolo mundial do anarquismo e em seu entorno uma casa de madeira, objetos pessoais dos antigos colonos e oito totens que resumem através de mosaicos a trajetória dos três anos da Colônia Cecília, que existiu entre os anos de 1890 e 1894.
Formada por um grupo de libertários mobilizados pelo jornalista e agrônomo italiano, Giovanni Rossi, a Colônia Cecília foi uma comuna experimental baseada nos valores do anarquismo. Após 122 anos da extinção da colônia, localizada em Santa Bárbara no interior de Palmeira, o local ganhou um memorial para lembrar onde Rossi e seus companheiros ergueram a bandeira rubro-negra.
“Nosso propósito não é a experimentação utopística de um ideal, mas o estudo experimental – e o quanto possível rigorosamente científico – das atitudes humanas em relação a um determinado problema”, dizia Rossi, idealizador da experiência.
Fonte: Agências de Notícias Anarquistas