Não importa o que um partido de esquerda está fazendo ou deixa de fazer, eles querem o poder, eles querem entrar dentro das estruturas do Estado e implantar sua forma de visão verticalizada. Querem manter a máquina funcionando, mas da forma deles, do jeito deles, fazendo seus acordos, ganhando privilégios e gerindo a máquina do Estado para seus fins partidários de seletividade que é determinada segundo seus estatutos.
E onde fica o povo nessa história?
O povo, como sempre, fica em segundo plano, nas garras da direita e da esquerda, pois em sua visão são eles e seus cargos comissionados, seus assessores e construção de um partido forte que vêm primeiro, suas estruturas, congressos, coletivos e frentes. A prioridade é sempre tornar o partido forte, para somente então incumbir-se do povo, enquanto nesse meio tempo a polícia sobe a favela e ceifa a população negra e pobre; escracha e dá tapa na cara de meninas nas comunidades periféricas e de idosos; famílias são enxotadas de suas casas, por que no local o Estado determinou que passará uma ponte ou será construído um hotel para as olimpíadas; e outros casos semelhantes… Onde estavam eles, os tais partidos políticos, com seus estatutos maravilhosos nos quais a palavra liberdade aparece mais de 278 vezes?
A luta proposta não pode e não deve ser binarizada, pois fazendo isso estamos replicando a lógica que retroalimenta o capitalismo, a nossa luta é contra aqueles que estão ou anseiam pelo PODER. Quando se instaura o silêncio em casos como o do PSOL, começamos a nos perguntar os porquês, pois há de se convir que a denúncia feita, apesar das justificativas rasas dada pelo político em questão, abre margem exatamente para a exposição do projeto de poder desse partido político. E isso deveria estar sendo explorado, escrachado, deveria estar sendo dito e problematizado aos quatro cantos… Mas não, o que ouvimos foi um grande e ensurdecedor silêncio dos “inocentes”.
A pergunta que deixamos é: De que lado da barricada você está?
Links:
– Denúncia feita
– Nota de Esclarecimento do Político em questão
Rede de Informações Anarquistas