(Rio de Janeiro) Lançamento do Livro “Anarquismo e Revolução Negra” no Sarau Cultural da Maré | 27 de Fevereiro de 2016

No próximo dia 27/02 às 19h ocorrerá mais uma edição do Sarau Cultural do Morro do Timbau – Conjunto de Favelas da Maré. Recheado com muito Funk, Rap, Leitura de Poesia, Troca de Idéias e Microfone Aberto. Presença da cantora Jessica Rangel e Pedrinho Mendonça no violão.

Às 17h haverá um aulão gratuito de yoga na Maré com a professora Ana Olivia (levem seus tapetinhos!).

Com cerveja artesanal para degustação, no estilo Pilsen e Red Ale, além de sopa de ervilha e comida vegana.

Haverá ainda o lançamento do livro Anarquismo e a Revolução Negra, do anarquista Lorenzo Komboa Ervin (ex-membro dos Panteras Negras) – versão digital aqui.

Sobre o autor:

Lorenzo é reconhecidamente um combatente revolucionário pela libertação do povo negro. Suas atividades enquanto militante são um atentado à supremacia branca e seus privilégios e desestruturam as pilastras construídas pelo capital para a manutenção das opressões que massacram os povos do mundo.

Nascido no Tennessee-EUA, acumulou uma série de experiências e práticas que compartilha conosco neste livreto que ganha sua primeira versão traduzida no Brasil. Foi membro do SNCC – Comitê de Coordenação de Estudantes Não Violentos de Tennessee Leste, passando a integrar o Partido dos Panteras Negras depois da fusão desses dois grupos. Neste período lutou ativamente pelos direitos civis e contra a organização racista ku klus klan; com a formação de um júri especial para investigação das atividades dos grupos de emancipação negra, foi obrigado a deixar os Estados Unidos e em Fevereiro de 1969 sequestrou um avião e o desviou para Cuba, mas foi deportado para a Checoslováquia e entregue aos Estados Unidos que o condenou à prisão perpétua.

Durante o cárcere Lorenzo atuou fortemente como representante sindical e advogado na luta pelo direito dos presos e de pessoas negras em seu país. Tornou-se Anarquista ainda na prisão e construiu uma visão alternativa sobre o processo revolucionário pautado na Libertação Negra e na Justiça Racial, na destruição do sistema capitalista, do Estado e das formas de opressão encontradas e reproduzidas na sociedade.

Após 15 anos de injustiça e privação, Lorenzo e sua luta ganham visibilidade internacional e em 1983 conquista a liberdade. Atualmente segue lutando contra o racismo, a violência policial e em favor da liberdade de Presos Políticos. Este livro foi escrito durante os anos em que esteve preso e tem a intenção de “discutir brevemente a natureza do Anarquismo e sua relevância para o Movimento de Libertação Negra”.

COMO CHEGAR NA ROÇA RIO?
http://roca-rio.com/roca/como-chegar-na-loja
12742152_1292761637405591_4076615616917344375_n