Relato de uma militante anarquista sobre o machismo no movimento

No Brasil vivemos num país com fronteiras, como todos os países do mundo. No Brasil somos capitalistas e vivemos um liberalismo devorador. Vivemos num sistema patriarcal, racista, homofóbico… Um país que presa pela gentrificação, com cidades não são pensadas para deficientes.

Algumas pessoas escolheram lutar contra o sistema vigente e entre as diversas formas de possíveis novas organizações sociais existe o anarquismo e pessoas que se declaram anarquistas. Os anarquistas (homens) muitas vezes mesmo sendo brancos se dizem antiracistas, pró-feministas… e que como bons anarquistas presam a igualdade entre os povos e o fim das fronteiras e opressões sejam quais forem. Mas na prática muitas vezes esses homens cis branco héteros são agressores de suas companheiras e precisam ser cobrados.

Não se trata de vingança ou de “xilique de mulher”, se trata de cobrar de alguém que tenha suas atitudes, no mínimo, condizentes com seus discursos. Então pra quem se diz anarquista e se porta como anarcomacho agressor SERÁ SIM COBRADO. Porque não se pode escolher estar na trincheira da luta e agir como o opressor, reproduzindo as práticas cotidianas de repressão e acuação da mulher quando a situação sai do controle do branco macho necessitado de que as coisas sejam do seu modo para não agredir por sentir sua “honra” atacada.


Para você anarcomacho tenho uma solução. Pare de fingir que luta por um mundo diferente porque você fracassou na meritocracia do molde capitalista e ficou pra trás contando moeda, e se aceite como um reprodutor do sistema e vá para o lado de lá da trincheira. Pois como todxs sabemos ser anarquista é uma escolha, e se você agressor anarcomacho não sabe porque está na luta, não esteja. Algumas pessoas, mesmo se dizendo da luta, as acadêmicas pensantes não entendem como é problemática a questão de agressões contra mulheres, e o enorme número de crimes “passionais” cometidos por parceiros e ex-parceiros. Acho que as pessoas precisam escolher suas bandeiras de luta e saber de verdade o que elas significam.

machistas-não-passarão