Queridas amigas, conhecidas e, eventualmente, pessoas desconhecidas que eu possa ter no Facebook e que residem na cidade de Curitiba. LGBT’s, negras, nordestinas, imigrantes, judeus, moradoras de rua, punks, militantes de esquerda e todas aquelas que ainda não estão sabendo: No próximo sábado (12), Curitiba sediará um evento que, além de contar com a apresentação de diversas bandas fascistas, será o Congresso de fundação da Frente Nacionalista, de viés integralista – a versão brasileira do fascismo. Além da Frente Nacionalista, outras organizações compõe a realização do evento, como a Rádio Combate, Carecas do ABC e o PRTB.
Eu gostaria de dar esse alerta em um dia mais perto do evento, mas infelizmente a ameaça fascista está cada vez mais próxima: dezenas de fascistas (nazistas e carecas) de diversas partes do país já chegaram a Curitiba e estão de rolê pelo centro. Além disso, pichações e panfletos nazistas tem se espalhado pela cidade, não apenas na região central, mas também em bairros distantes.
Estejam atentas e tomem cuidado.
Não fiquem sozinhas pelo centro da cidade. Aprendam a identificá-los. Desconfiem de qualquer pessoa estranha. E, se necessário, defendam-se.
Peço que avisem caso tomem conhecimento de qualquer movimentação estranha. Peço também que deem prioridade para conversar pessoalmente sobre o assunto.
Esses grupos são historicamente conhecidos por seus crimes de ódio contra minorias etambém pela sua impunidade, visto que muitas deles pertencem a famílias influentes.
Não adianta tentarem se esconder atrás de discursos bonitos e aproximados dos anseios do povo, ou então tentarem legitimidade por meio da criação de um partido político. Não adianta dizerem que são pessoas de bem, pais de família, cidadãos exemplares.
Nós sabemos muito bem quem eles são e o que são.
Como já diria Brecht:
Agora escuta: sabemos que és nosso inimigo. Por isso vamos encostar-te ao paredão. Mas tendo em conta os teus méritos e boas qualidades, vamos encostar-te a um bom paredão e matar-te com uma boa espingarda e enterrar-te com uma boa pá na boa terra.
Sempre alerta. Sempre Antifa.
Texto adaptado de um comunicado publicado na página da Frente 16.